EXPOSIÇÃO: "VIOLÊNCIAS CONFINADAS"


Nesta sexta edição do LUTO (EU) colocamos o foco nas desigualdades e violências de género nestes tempos de pandemia e confinamento, que têm contribuído para o aumento da violência em contexto doméstico. Em muitos casos as mulheres ficaram fechadas com o agressor, sem vias de pedir auxílio, submetidas a diversas formas de violência, dentro das suas próprias casas. Por este motivo, é neste ano de pandemia que falar em violência em contexto doméstico faz mais sentido que nunca.

Apesar de que o número de femicídios foi semelhante ao de anos anteriores, aumentaram as denúncias e continuou a haver muitas tentativas de femicídio. Segundo dados da UMAR, três mulheres foram assassinadas no período de confinamento. Segundo a pesquisa realizada pela equipa do LUTO (EU), desde o final do confinamento, ate o dia de hoje, mais 14 mulheres foram assassinadas por violência de género, o que dá um total de 17 femicídios desde que começou a pandemia.

O trabalho deste ano foi realizado através de médios virtuais, tanto nas aulas preparatórias do evento como na produção das peças para a exposição e a performance. A turma de 3º ano teve de fazer uma grande esforço para contruir esta edição, havendo casos de várias pessoas positivas em covid e estando o grupo submetido a confinamento preventivo. 




OUTROS TRABALHOS...


O TELETRABALHO E A SOBRE-EXPLORAÇÃO DOMÉSTICA


AS HEROÍNAS EM EMPREGOS FEMINIZADOS ESSENCIAIS NO CONFINAMENTO



DA VIOLÊNCIA SEXUAL EM CONFINAMENTO



EXPOSIÇÃO CARTAZES 2020

© 2020 LUTO [EU]. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora