LUTO [EU] 2017 

23-11-2017

Em 2017 o LUTO(EU) mudou-se ao edifício que acolhe a Escola de Ciências Sociais e Humanas (Pólo I), onde se desenvolveu por três edições, sendo dedicada ao tema "Violências de Género".

A intervenção iniciou-se com trabalho coletivo em aulas de Cidadania, de desconstrução do conceito "violência doméstica", problematizando a violência contra as mulheres como uma violência baseada no género que se manifesta de diversas formas e em diversos contextos (também os domésticos, mas não só), sendo estrutural na nossa sociedade. A partir deste trabalho teórico, os diversos grupos de trabalho identificaram uma série de temas que foram representados em diversos painéis: o acórdão do juiz Neto de Moura, a culpabilização das mulheres que sofrem violências sexuais, uma homenagem às mulheres assassinadas em 2016, definições de violência contra as mulheres, tratamento da violência de género nos media (instalação a cargo de Isabel Ropio). 

A performance desse ano baseou-se nos dados de femicídios registados pelo OMA do ano anterior (2016), sendo as 22 mulheres assassinadas representadas por alunas vestidas de preto. Para cada uma das mulheres assassinadas foram criadas histórias de outras mulheres que se teriam libertado de processos de violência, vestidas de cor branca, como forma de simbolizar a possibilidade de sair do ciclo da violência machista.

O debate, muito participado, contou com duas ativistas da UMAR e uma aluna do mestrado em Serviço Social, que falaram do feminismo e a sua relevância na análise e nas respostas sociais perante a violência de género.

© 2020 LUTO [EU]. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora