LUTO [EU] 2019

27-11-2019

O lema de 2019 foi "Desigualdades e violências de género no contexto universitário", onde os diversos grupos de alunas e alunos exploraram e representaram diversos temas ligados ao nosso meio, após um intenso trabalho coletivo nas salas de aula. 

Os painéis começaram por desconstruir o nome que é dado às alunas dos cursos sediados no Pólo I da ECHS, chocas,  com dois quadros a receber as pessoas sob os lemas "Orgulhosamente choca" e "O que me choca é a violência de género", elaborados pela artista multidisciplinar Sara Canteiro, que nesta edição assessorou na dimensão artística do LUTO(EU).

Os painéis expositivos, construídos com diversos materiais, mostravam uma análise crítica, através da perspetiva de género, do mundo universitário, começando pela representatividade de alunos e alunas nos órgãos académicos (Associação Académica e Núcleos); a praxe e seus códigos sexistas; a violência simbólica nas noites festivas; a estrutura de poder e representatividade da universidade (tetos de vidro); homens e mulheres na escala laboral e profissional (segregação horizontal e vertical).

A performance em homenagem às mulheres assassinadas em Portugal no ano anterior (2018) juntou elementos teatrais, música e dança, numa demonstração do poder das artes cénicas na denúncia social, a cargo da turma do 3º ano.

O debate, dedicado às violências e desigualdades de género em contexto universitário, mostrou a maturidade das e dos estudantes na análise da sua própria realidade.

© 2020 LUTO [EU]. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora